Num único dia, a Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, do governo do estado, firmou contratos no valor total de R$ 3.967.643,06, dos quais R$ 3.360.063,40 foram para a realização de eventos em plena pandemia. As contratações contrariam o decreto nº 18.902, de 23 de março de 2020, do governador Wellington Dias (PT), que dispõe sobre suspensão de todas as atividades comerciais, educacionais, religiosas, eventos e demais determinações.
O órgão controlado pelo deputado federal Júlio César Lima (PSD) e seu filho Georgiano Neto (mesmo partido) contratou duas empresas para a realização de eventos. O cargo de secretária é exercido por Simone Pereira, que foi candidata a prefeita de Teresina em 2020. Foram contratadas as empresas Juraci Portela Vale Júnior Serviços Ltda e Rômulo F Rego e Armarinho Ltda.
>>> Deputado Júlio César Lima é quem controla a Seagro (Reprodução)
Os contratos publicados na data mencionada compreendem ainda a realização de obra de calçamento em cidade do interior piauiense e capacitação de produtores. A Seagro, portanto, está realizando Tomada de Preços no valor de R$ 1.404.340,00. Objetiva a contratação de empresa para capacitações de produtores rurais em 27 municípios.
as propostas serão abertas no dia 3 de fevereiro do ano em curso a partir das 9h, de acordo com edital publicado em 15 de janeiro no Diário Oficial do Estado. O documento é assinado pela presidente da Comissão de Licitação, Mayara Matos Gonçalves Silva, e secretária do Agronegócio, Simone Pereira de Farias Araújo.
Na modalidade Pregão Presencial, a Seagro contratou a empresa Juraci Portela Vale Júnior Serviços Ltda. Tem por meta a "contratação de empresa para prestação de serviços de organização de eventos e serviços correlados." A Secretaria não explica quais seriam os tais "serviços correlados".
O contrato 02/2021 no valor de R$ 1.554.773,40 foi firmado em 15 de janeiro. Assinam o documento pela contratante: Simone Pereira de Farias Araújo. Pela contratada: Juraci Portela Vale Júnior.
Na mesma data a Seagro firmou o contrato nº 03/2021 com a empresa Rômulo F Rego e Armarinho Ltda, no valor de R$ 400.950,00. Objetivo: "Contratação de empresa para prestação de serviços de organização de eventos e serviços correlados."
Documento assinado pela secretária e pelo proprietário da empresa, Juraci Portela Vale Júnior.
Na mesma data, a Secretaria do Agronegócio publicou a Tomada de Preços 28/2020 e apresentou Termo de Adjucação em favor da empresa JPA Construção Civil Ltda, no valor de R$ 607.579,66. A finalidade do contrato objetiva a "execução dos serviços de pavimentação em paralelepípedo no município de Curral Novo-PI."
O contrato foi assinado em 12 de janeiro deste ano. Tem vigência até 12 de janeiro do ano que vem. Pela contratada assina a empresária Joselina Pimentel Alves Carvalho. (Toni Rodrigues)
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