PROFETA

Veja aqui todos os detalhes sobre a captura de Felipe Santolia, no litoral de São Paulo

Ele se apresentava como profeta tecnológico “Xico Namastê” e dirigia um aplicativo de resgate dos pequenos negócios de Caraguatatuba

24/06/2021 07h08Atualizado há 3 meses
Por: Redação
Fonte: TRNOTÍCIA
524
Na pele do profeta tecnológico Xico Namastê (Foto/Acervo pessoal)
Na pele do profeta tecnológico Xico Namastê (Foto/Acervo pessoal)

Xico Namastê era um personagem conhecido na cidade litorânea de Caraguatatuba/SP. Tinha cabelos compridos, barba grisalha e se parecia com um profeta.

Apresentava-se na cidade como empreededor na área de tecnologia digital e coordenador de um aplicativo chamado Trilhas. Na biografia imaginária, apresentou-se ainda como economista formado pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Usava frases de efeito para se comunicar com as pessoas, o que ajudava a manter a aura de profeta tecnológico. “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas (Steve Jobs)”, costumava dizer.

_Crítico da política

Em tempos de pandemia, virou um crítico da política. Veja o que ele disse recentemente sobre o assunto: “DESDE menino aprendi a pensar fora da caixa. Fui educado na fazenda, e meus pais foram meus professores. TENHO um jeito próprio de olhar as coisas, e de pensar as coisas. Na minha opinião está tudo errado. Desde as prioridades da vacina até o enfrentamento patológico.  A PANDEMIA virou um palanque político e o que se busca não é a cura ou o enfrentamento, mas simplesmente os holofotes para 2022. Entregue para a Ciência o que é da Ciência, respeite esta isenção, e teremos o livramento. Até lá a política continuará sendo um vírus mais letal do que o Covid.”

O sujeito de barbas grisalhas e fala convincente conquistou muitos adeptos para seus projetos. Já havia conquistado Caraguatatuba. O aplicativo dirigido por ele obteve 2 mil seguidores em poucas semanas.

O que as pessoas não podiam imaginar é que se trata de um elemento condenado pela justiça do Piauí pelos crimes de corrupção ativa e passiva. Ele foi prefeito do município de Esperantina entre os anos de 2005 e 2009.

_O desastre como prefeito

Fez um governo desastroso e se envolveu em vários escândalos, não apenas de desvios de recursos públicos. Em 2005, na avenida Raul Lopes, meteu-se num acidente com vítima fatal. Posteriormente, pilotando um avião do deputado Júlio César Lima, caiu na região norte. Escapou sem ferimentos.

Condenado, passou algum tempo na cadeia. Depois de liberado provisoriamente, tratou de fugir para local incerto e não sabido.

Muitos anos de busca. Incessante procura pelo criminoso condenado. Felipe Santolia foi finalmente preso pela Polícia Civil na noite desta quarta-feira (23). A DOPE (Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas), órgão de execução da Polícia Civil do Estado de São Paulo, com apoio da Gerência de Polícia Especializada da Polícia Civil do Estado do Piauí, obteve a localização do ex-prefeito no município de Caraguatatuba, e solicitou mandado de busca e apreensão à Justiça paulista e cumpriu mandado de prisão expedido pelo Juízo da Comarca de Esperantina.

_Profeta tecnológico

Como informamos, Felipe Santolia era conhecido na cidade paulista como “Xico Namastê", e foi condenado pela Justiça do Piauí por desvios milionários ocorridos quando era prefeito, respondeu a processo e integrava o rol de pessoas procuradas, com pena de doze anos e três meses de prisão.

A equipe da Divisão de Capturas se dirigiu à residência que servia de esconderijo e como escritório de uma empresa de tecnologia que comercializava aplicativo voltado ao desenvolvimento dos pequenos comércios daquela região. A princípio, não localizaram Santolia e novas diligências foram realizadas.

_“Sou primo do Felipe...”

O foragido foi encontrado no centro do município enquanto divulgava o aplicativo a pequenos comerciantes. Ao ser abordado, tentou se esquivar da prisão apresentando documento falso, com dados de uma terceira pessoa, proveniente do Estado de Minas Gerais. Informou que era primo de Felipe Santolia e continuou a negar sua real identidade. “Apenas nos parecemos muito.”

O capturado foi transportado à sede da Divisão de Capturas para realização dos procedimentos de Polícia Judiciária e será recolhido a central de capturas e logo mais será transportado para o Piauí. Conhecido internacionalmente por ter sido crucificado quando dizia estar investigando denúncias contra políticos corruptos, Felipe Santolia exerceu por vários anos funções de jornalista nas TV's Meio Norte e Antena 10. Montou em Esperantina a rádio Chibata, que era pirata, e foi preso pela Polícia Federal. Sua prisão naquele momento desencadeou uma onda de protestos populares e ele passou a angariar seguidores e fazer pregações na cadeia, até ser liberado. Havia do lado de fora diariamente uma verdadeira romaria.

Na época de sua crucificação os jornais piauienses embarcaram na versão de Santolia e deram ampla repercussão ao fato. Ele foi apresentado como um Cristo redivivo. Não era. Na verdade, apenas mais um farsante.

A sentença condenatória foi atribuída pelo juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto, então juiz de Esperantina. Posteriormente confirmada pelo Tribunal de Justiça do Piauí. (Toni Rodrigues)

Assista o vídeo:

  • Veja aqui todos os detalhes sobre a captura de Felipe Santolia, no litoral de São Paulo
  • Veja aqui todos os detalhes sobre a captura de Felipe Santolia, no litoral de São Paulo
  • Veja aqui todos os detalhes sobre a captura de Felipe Santolia, no litoral de São Paulo
  • Veja aqui todos os detalhes sobre a captura de Felipe Santolia, no litoral de São Paulo
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias