Sexta, 23 de Abril de 2021
86 99979-7842
Política MANIFESTAÇÕES

Enfermeiros ameaçam greve geral depois de cortes promovidos pela gestão de Dr. Pessoa

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros convoca manifestação para terça-feira e assembleia pode resultar em greve geral

27/02/2021 12h36
1.580
Por: Redação
Erick preside Sindicato dos Enfermeiros do Piauí e está indignado com cortes da prefeitura
Erick preside Sindicato dos Enfermeiros do Piauí e está indignado com cortes da prefeitura

O presidente do Senatepi (Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado do Piauí), Erick Riccely Pereira do Ó, divulgou nota nas redes sociais convocando para uma assembleia extraordinária da categoria a se realizar na terça-feira, 2 de março, a partir das 8h.

Na oportunidade, será tratado sobre série de assuntos de interesse da categoria, tais como  corte da majoração de insalubridade, pela prefeitura de Teresina, além de corte do adicional de plantão, salários do setor de Covid, descontos abusivos por faltas, uso das verbas do Previne sem repassar à categoria, paralisação de advertência e greve por tempo indeterminado, caso não haja acordo.

Estão sendo convocados todos os profissionais de enfermagem vinculados à Fundação Municipal de Saúde de Teresina. O encontro será realizado na praça Marechal Deodoro da Fonseca, em frente ao Palácio da Cidade, sede da prefeitura da capital.

Erick Riccely disse ainda que houve diminuição de 50% no valor dos plantões e 20% da insalubridade para quem está trabalhando no combate ao Covid 19. Segundo ele, os servidores enfermeiros estão revoltados com a medida que consideram unilaterial.

"A Fundação Municipal de Saúde não respeita os servidores públicos concursados e não respeita a população que já está sofrendo com 100% dos leitos de UTI ocupados", disse. A revolta pode resultar em greve geral e tudo recairá sobre a responsabilidade do prefeito Dr. Pessoa.

Na sexta-feira houve protesto contra fechamento da Pediatria do bairro Matadouro, que funcionava há mais de 30 anos em gestões anteriores. "O povo era feliz e não sabia. A medida vai de encontro aos mais pobres que não têm como se deslocar." A pediatria mais próxima ficará na Pediatria do Buenos Aires. "O povo do Matadouro está indignado."

_HUMILHADA E AGREDIDA

Também ocorreu manifestação de representantes dos estagiários em frente ao Palácio da Cidade. A estagiária Aretha teria sido humilhada pelo vice-prefeito Robert Rios. Segundo ela conta, em discurso na frente da prefeitura, teria sido destratada pelo vice-prefeito.

"Fui humilhada, rejeitada, pelo vice-prefeito de Teresina. Estou aqui tentando falar com o senhor. Ele olhou pra mim e disse que não precisa do meu voto e nem precisa de mim. Ele me disse que posso ficar gritando na porta da prefeitura o tempo inteiro que não vai adiantar nada. Pois é... mas adiantou, não é, vice-prefeito, o senhor ir ficar gritando na porta do nosso bairro...", disse Aretha, em carro de som instalado na porta do Palácio da Cidade.

"No Robert Rios eu não acredito mais. Eu olhei pra ele e disse: eu votei em você. Ele disse: não preciso do seu voto. Estou na rua porque vários estagiários estão sem dinheiro pra sair de casa. Estou na rua porque vários estagiários estão trabalhando de pedreiro..."

A prefeitura não acertou ainda os valores cobrados pelos estagiários de programa federal da prefeitura. Eles teriam atuado no setor educacional em caso rumoroso que ainda requer maiores esclarecimentos da municipalidade. Aretha e outros integrantes do movimento compareceram à Delegacia da Mulher para prestar queixa contra Robert Rios. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 07h41 - Fonte: Climatempo
24°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 32°

24° Sensação
1.2 km/h Vento
94% Umidade do ar
83% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (25/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias