Numa entrevista recente à emissora de televisão do Piauí, o secretário de Fazenda e candidato a governador Rafael Fonteles (PT) disse que o governo do estado tem feito realizações quase sem participação do governo Jair Bolsonaro. Como sempre, ele faltou com a verdade. E vem faltando continuamente.
O secretário esqueceu de olhar a planilha de convênios entre os governos estadual e federal relativa ao exercício de 2021. Somente entre janeiro daquele ano e janeiro de 2022 foram oito convênios com recursos da ordem de R$ 31,629 milhões.
Há também recursos de R$ 26,348 milhões para outras obras também conveniadas com o governo federal. O total investido no período de 12 meses é de aproximadamente R$ 57,977 milhões.
Através do Ministério do Turismo, o governo federal liberou, para o DER/PI (Departamento de Estradas de Rodagem), recursos de R$ 1,432 milhão para pavimentação e reforma urbana da estrada da cidade de São Raimundo Nonato, 525 km a sudeste de Teresina.
Também através do Ministério do Turismo, o governo federal liberou valores de R$ 2,827 milhões para apoio a projetos de infraestrutura turística e pavimentação de acesso às praças de eventos do município de Teresina.
Outra obra realizada com recursos do governo federal é a pavimentação em paralelepípedo em vias públicas na zona rural do município de Jatobá do Piauí. Estão sendo liberados pelo Ministério do Desenvolvimento para o Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) recursos de R$ 19,210 mil.
O Ministério do Desenvolvimento Regional também está liberando recursos da ordem de R$ 150 mil para a Secretaria Estadual de Transportes a fim de realizar a implantação de pavimentação asfáltica no município de São Pedro do Piauí. Detalhe: a obra deve ser realizada em TSD (Tratamento Superficial Duplo) e não com a camada fina de asfalto que o governo do Piauí geralmente costuma usar.
Liberou recursos ainda para a asfaltamento na rodovia estadual ligando a rodovia BR-135, altura da localidade Palestina, à rodovia PI-397 (Transcerrados), para o que já foram liberados recursos da ordem de R$ 478,759 mil (quase meio milhão de reais). Obra executada pela Secretaria de Transportes do estado a partir do convênio n° 906138, com Ministério do Desenvolvimento Regional.
Para a restauração da rodovia PI-144 entre os municípios de São Raimundo Nonato e Caracol, o governo de Jair Bolsonaro liberou recursos de R$ 10,955 milhões. Contrapartida de apenas R$ 11 mil. Vigência do convênio de n° 888413 (Siafi) entre 10 de dezembro de 2019 e 10 de dezembro de 2024. Convênio com DER/PI através do Ministério do Desenvolvimento Regional. Recursos liberados pela Caixa Econômica Federal.
O Ministério do Desenvolvimento Regional liberou ainda para o DER/PI através da Caixa Econômica Federal, convênio n° 93128, a quantia de R$ 15,038 mil. Objetiva restauração da estrada estadual que vai da BR-020, em São João do Piauí, até o Posto Pipoca, na BR 407, passando ainda pelos municípios de Campo Alegre do Fidalgo, Lagoa do Barro do Piauí e Queimada Nova.
A obra é gerenciada pelo engenheiro Antônio de Pádua Vieira e Vasconcelos Júnior. Como se vê, o secretário de Fazenda não fala a verdade ao se pronunciar sobre recursos repassados pelo governo federal para contribuir com realização de projetos de infraestrutura no estado do Piauí. Neste caso, tratamento apenas sobre oito convênios. Mas foram bem mais.
Foram liberados ainda recursos de R$ 26,348 milhões para obras de calçamento no município de São Braz do Piauí; restauração da PI-110 entre Barras e Batalha; restauração da PI-143 entre Oeiras e Simplício Mendes; calçamento na cidade de Nossa Senhora dos Remédios; e calçamento em Lagoa Alegre. (Toni Rodrigues)
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