Domingo, 25 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política BOM JESUS

Bispo critica Governador em Carta Aberta (Veja aqui a íntegra do Documento)

Pede providências ao governo do estado e diz não aceitar mais apenas campanhas de propaganda que geram falsas expectativas

18/09/2020 09h42 Atualizada há 1 mês
347
Por: Redação
Dom Marcos Antonio Tavoni, bispo de Bom Jesus
Dom Marcos Antonio Tavoni, bispo de Bom Jesus

Em Carta Aberta, o bispo de Bom Jesus, 644 km de Teresina, Dom Marcos Antonio Tavoni, faz uma série de cobranças ao governador Wellington Dias (PT). Ele enfatiza que muitas promessas foram feitas, no entanto quase nada se cumpriu. E aquilo que foi feito não atende as expectativas da maioria da população.

O bispo reclama que Bom Jesus não ganhou uma Delegacia da Mulher. Foi apenas nomeada uma delegada que não tem efetivo nem espaço físico para trabalhar. E ainda é obrigada a atender demandas de todos os municípios da região. "Não há lugar para acolher a vítima humilhada, nem o agressor criminoso, muito menos viaturas policiais qualificadas para lidar com as situações", escreve o sacerdote.

O bispo também condena o uso político e partidário das questões relacionadas, com "paternalismos ilusórios e inconsistentes, que possam gerar falsas expectativas e agravar ainda mais os ânimos abalados de uma família já fragilizada."

 

Dom Marcos Antonio Tavoni em pregação na Matriz

O documento é assinado, além de Dom Marcos Antonio Tavoni, bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurgueia, por padre José Dino Ribeiro Nunes, pároco da Catedral e reitor do Santuário Bom Jesus da Sentença, padre Claudinei Souza da Silva, pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Bom Jesus; e padre José Alves Carvalho, da Paróquia de São Pedro Apóstolo, também em Bom Jesus.

Entre outras, ele apresentou as seguintes reclamações e reivindicações:

>>> "O mesmo se dá com o Hospital Regional que não oferece condições nem pessoal capacitado para o atendimento das mulheres vitimadas pela violência física ou sexual. O legista que atesta o estupro nunca se encontra em seu plantão, aumentando a humilhação das vítimas, obrigando-as a procurá-los em sua suntuosas clínicas particulares. Nem mesmo uma PANDEMIA foi capaz de trazer para Bom Jesus um só leito de UTI."

>>> "Os casos de violência estão sempre associados ao consumo de álcool ou drogas. A cidade de Bom Jesus e Região estão infestadas de aliciadores para consumo de drogas ilíticas."

>>> "Falta-nos uma Delegacia da Mulher efetiva; falta-nos assistência hospitalar adequada; falta-nos um judiciário eficiente. Falta-nos combate efetivo do tráfico e do consumo de drogas. Pedimos socorro!"

>>> "Não basta intensificar midiáticas campanhas de incentivo à denúncia da violência a Mulher e outras mais. É preciso e necessária a prevebnção, mas sem oferecer a vítima o devido respaldo, o socorro, proteção e apoio jurídico torna-se ato de omissão inconsequente."

O governo ainda não se manifestou sobre o documento que está circulando intensamente nas redes sociais. (Toni Rodrigues)

LEIA CARTA NA ÍNTEGRA

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 07h03 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

28° Sensação
4 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol e Chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias