Domingo, 25 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política UNIÃO

DINHEIRO SOBRANDO E OBRAS JÁ REALIZADAS SENDO FEITAS DE NOVO

Tudo para ganhar uma eleição. Conheça os destaques AQUI. Denúncia gravíssima e que requer posicionamento das autoridades competentes

18/09/2020 18h23 Atualizada há 1 mês
587
Por: Redação
Rua Vicente Castro: novo calçamento sobre calçamento novo (Foto/Francisco Marques)
Rua Vicente Castro: novo calçamento sobre calçamento novo (Foto/Francisco Marques)

O dinheiro está sobrando nos cofres do Tesouro Estadual. Tanto que o governo está fazendo a mesma obra duas vezes. Ou até mais vezes. E colocando asfalto sobre calçamento novinho. O caso acontece em União, 56 km de Teresina.

Ali se realiza uma das eleições mais acirradas da Grande Teresina. O ex-prefeito Gustavo Medeiros (DEM) tenta reconquistar a prefeitura, que já exerceu por duas oportunidades. O governo Wellington Dias (PT) tenta manter o controle através de candidatos que o representam.

A DENÚNCIA QUE NOS CHEGOU

Tomamos conhecimentos da denúncia através do jornalista e radialista Francisco Marques. Por volta de  8h ele colocou em seu Facebook: "União é a terra da mágica! Calçamento e asfalto em ruas já pavimentadas."

 

 

 

>>> RUA VICENTE DE CASTRO

Mantivemos contato com ele para ter acesso a maiores detalhes do caso. O radialista prontamente nos retornou. E disse que a situação é realmente vexatória - e escandalosa. Vexatória para o governo que foi apanhado de calça frouxe.

Vexatória para a única justiça eleitoral do mundo que a tudo assiste impávida e imóvel. Nenhuma providência mesmo diante de tamanha gravidade. O estado mais pobre da Federação desperdiçando dinheiro público. O crime eleitoral sendo praticado às vistas dos olhos de toda a gente e nada é feito para conter a fúria criminosa da autoridade executiva.

>>> RUA QUINTINO BOCAIÚVA (FOTO/FRANCISCO MARQUES)

AS MESMAS RUAS BENEFICIADAS DE NOVO

O objetivo é só jogar o dinheiro de novo. Diz-se que para ser gasto na eleição. Mas quem diz e quem prova isso? Bem, vamos aos fatos.

Um promotor concorre pelo grupo do governo. Na verdade, o governo tem seis candidatos. Todos para enfrentar Gustavo Medeiros. Ruas calçadas de novo menos de dois anos depois. Um promotor na disputa que deveria combater o crime. Faz parte do processo.

Veio do Maranhão, aportou em União dizendo que era promotor. Enfim, colou. É chamado por todos de Promotor José Osmar, filiado ao PT. A chapa do PT é coordenada pelo prefeito Paulo Henrique. Aquele mesmo que não pode ser candidato porque não tem amparo popular. Está implicado até o pescoço em escândalos de repercussão nacional - e que já renderam até alguns dias de cadeia para locutores seus amigos. Ora, pois, mas isso é nada. Quem se importa?

>>> RUA TRAVESSA QUINTINO BOCAIÚVA (FOTO/FRANCISCO MARQUES)

Vamos aos endereços novamente pavimentados. Apenas alguns, para começar. Rua Areolino de Abreu - já está pavimentada, mas consta no edital para ser calçada. Tem também a Travessa Quintino Bocaiuva - já pavimentada e está sendo licitada para receber nova pavimentação.

Claro, dinheiro sobrando. De onde mesmo? Há pouco o governo não tinha dinheiro para nada. Fazia pena ver o então secretário de Governo na televisão. Merlong Solano parecia chorar lágrimas de crocodilo.

Outra. Rua Quintino Bocaiuva - uma parte já em pavimentação asfáltica e outra parte em paralelepípedo. É o que se pode chamar de dois em um. O grande detalhe. Todas as ruas situadas no mesmo bairro, Cruzeiro. Valor total da obra (apenas nessas ruas) R$ 1,2 milhão. Há previsão de serem aplicados R$ 10 milhões. O relatório fotográfico é de 2017. Obras, portanto, já realizadas.

Ruas de União abençoadas com a duplicidade. Segue a relação:

- Rua Aerolino De Abreu-(2,472,47m²);

- Rua Travessa Benedito Craveiro-(1.144,97m²);  - Rua Da Faveira - (262,44m²);

- Rua Travessa Quintino Bocaiuva-(2.014,67m²);

- Rua Vicente De Castro-(515,62m²); 

- Rua Quintino Bocaiuva-(2.203,88m²); 

- Rua Benedito Medeiros-(427,38m²); 

- Rua Benedito Moura Trecho 01-(222,32m²); 

- Rua Benedito Moura Trecho 02-(1.289,68m²); e

- Rua Santa Helena-(2.513.00m²).

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Ora, é do mordomo. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Um digitador vai pagar o pato. Pelo menos na aparência. Logo, a Secretaria das Cidades dará um jeito de relocar as obras. Colocar em outro lugar. Manter a derrama. De novo, denúncia de que uma eleição será comprada. E fica tudo por isso mesmo. Todo mundo sabe, todo mundo vê, e ninguém faz nada.

O governo sabe (DE QUEM É A CULPA) e se manifestará. Colocará a responsabilidade sobre os ombros de uma pessoa sem importância. Erro de digitação, dirá. Um qualquer que possa ser esquecido na próxima reportagem. Lamentável postura. Se fosse de fato erro de digitação, como alega, responsabilidade deveria ser apurada.

A primeira coisa, suspender a remessa de recursos. Proteger o dinheiro da sociedade. Em seguida, instaurar procedimento investigatório. No caso, uma sindicância. A sindicância é uma espécie de inquérito policial administrativo, realizado internamente. Identificado crime e autores, encaminhar Processo Administrativo e Disciplinar. Enfim, coisas de legalidade que o governo do Piauí não admite obedecer.

>>> RECORTE DO EDITAL SOBRE RUAS CONTEMPLADAS (TR)

"MEU REINO POR UMA ELEIÇÃO"

O engenheiro que assina a obra é Francisco José Gualter de Oliveira. Assina junto com o Secretário das Cidades. Grande governo. Tuduo no papel, pra todo mundo ver. Claro que ninguém se importa. Por isso faz. O edital estabelece:

>>> "Constitui objeto do presente Edital a contratação de empresa de engenharia para a execução de OBRAS E SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO EM PARALELEPIPEDO DE 13.066,46m², NO MUNICIPIO DE UNIÃO-PI, mediante o regime EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO."

Wellington Dias faz qualquer coisa por uma eleição. Meu reino por uma eleição. Disputas judiciais em torno de questões pontuais se resolvem depois. Aí, Inês será morta. E deposta. Claro que sim. No fim das contas, a própria justiça dirá que não se pode contraditar "A VONTADE SOBERANA DO POVO." Mas que vontade? Que povo? Próximos capítulos em breve. (Toni Rodrigues)

VEJA DOCUMENTOS DA LICITAÇÃO

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 08h26 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

32° Sensação
6 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol e Chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias