Domingo, 25 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política ENERGIA

A mesma história repetida mil vezes: Entre hidrelétricas e termelétricas

Governo do Piauí volta a tratar sobre implantação de hidrelétricas ao longo da Bacia do Parnaíba

27/09/2020 17h40
126
Por: Redação
Vista aérea do Lago de Boa Esperança
Vista aérea do Lago de Boa Esperança

No poder, os nazistas implantaram um método político e administrativo segundo o qual uma inverdade repetida mil vezes termina se transformando em verdade. No Piauí, o atual governador apela para uma retórica semelhante, em que a inverdade se torna referência principal.

Nesta semana ele divulga a possibilidade de implantar quatro hidrelétricas ao longo da bacia do rio Parnaíba. Teria a finalidade de gerar energia barata e limpa. Mas também de ajudar os criadores de peixes, como acontece em Guadalupe. A criatividade faz parte de suas andanças ociosas pelo estado.

Em Guadalupe, se deparou novamente com a grandeza do Lago de Boa Esperança. E ali idealizou de novo a mesma história repetida mil vezes. Claro, com uma pequena adaptação. Agora, segundo ele, é preciso debater com a sociedade. Ao que consta, tudo isso já foi amplamente anunciado e debatido.

O plano já constou até do finado Programa de Aceleração do Crescimento, programa eleitoreiro dos governos Lula e Dilma (2003/2016). Seriam R$ 2 bilhões investidos entre 2007 e 2010 (veja aqui).

A imprensa parceria se encarrega de fazer o resto. Divulga a seguinte notícia: “Governador debate possibilidade de novas hidrelétricas na bacia do Parnaíba.” É o que se pode chamar de notícia velha e requentada com pequenos acréscimos e cores. Quer ver? Então fique atento.

“Wellington Dias também informou que o governo federal anunciou a intenção de licitar três usinas hidrelétricas no rio Parnaíba, que banha o estado do Piauí. As usinas de Castelhano, Cachoeiro e Estreito serão licitadas em conjunto e serão construídas na parte do rio que fica entre as cidades de Teresina e Floriano.”

Alguma semelhança? Sem dúvida. Essa informação foi publicada em 11 de outubro de 2011 pelo site PT no Senado (acesse aqui). Sobre termelétricas, a Folha do Meio Ambiente divulgou, em data de 18 de fevereiro de 2010: “o carvão produzido na região, ao invés de abastecer as indústrias siderúrgicas do Brasil e do exterior, seria utilizado para gerar energia através de uma termoelétrica instalada na Serra Vermelha sob a responsabilidade da Tractebel, que atua no Brasil mais tem origem na Bélgica.” (Leia mais aqui). (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 08h26 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

32° Sensação
6 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol e Chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias