Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política NORDESTE

Wellington assume Consórcio implicado em escândalo de R$ 48,7 mi

Consórcio Nordeste autorizou compra de 300 respiradores que nunca foram entregues

28/09/2020 19h07 Atualizada há 4 semanas
554
Por: Redação
Governador do Piauí à frente do Consórcio de governadores do Nordeste (Foto/Tribuna do Norte)
Governador do Piauí à frente do Consórcio de governadores do Nordeste (Foto/Tribuna do Norte)

A imprensa companheira noticia com muito estardalhaço: o governador Wellington Dias foi eleito presidente do Consórcio Nordeste. Do que se trata, afinal? É a junção dos nove estados do Nordeste para defesa de interesses políticos da esquerda.

A eleição do piauiense não quer dizer absolutamente nada. O presidente anterior era Rui Costa, governador da Bahia, que assumiu com a criação do movimento, em março do ano passado. Isso não fez nenhuma diferença para o Nordeste nem para a Bahia.

Para o Piauí, será a mesma coisa. O que existe são agravantes: depois de criado, o dissonante consórcio esteve implicado em alguns dos maiores escândalos da atualidade. Autorizados pelo Consórcio Nordeste, durante a Pandemia, os governadores compraram 300 respiradores, ao custo de R$ 48,7 milhões. Os equipamentos nunca foram entregues.

O MPF instaurou um inquérito para investigar a compra. Os 300 equipamentos foram adquiridos junto à empresária Cristiana Prestes, dona da Hempcare, que alegou ter procurado a Biogeoenergy para comprar os equipamentos depois que falharam os planos de adquiri-los de um fabricante chinês.

Quanto a Biogeoenergy, seu proprietário, Paulo de Tarso, declarou que não devolverá os valores recebidos. Alega que tratou com o governo da Bahia e não com o tal Consórcio. O caso passou para o para o Superior Tribunal de Justiça e a Polícia Federal.

Isso aconteceu depois que o Ministério Público Estadual abriu mão da apuração em favor do Ministério Público Federal e a juíza Virgínia Silveira, da 2ª Vara Criminal Especializada de Salvador, do Tribunal de Justiça da Bahia, alegou que havia uma autoridade com foro por prerrogativa de função investigada. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 03h57 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

31° Sensação
13 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias