Domingo, 25 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política SUPREMO

Kássio Nunes confirmado por Bolsonaro para a vaga de Celso de Mello no STF

Presidente disse em live que nomeação do desembargador será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União

01/10/2020 23h09
96
Por: Redação
Kássio Nunes ganha vaga depois de ser apresentado a Bolsonaro por Ciro Nogueira
Kássio Nunes ganha vaga depois de ser apresentado a Bolsonaro por Ciro Nogueira

O desembargador federal Kássio Nunes Marques foi confirmado para o Supremo Tribunal Federal durante live do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira. O presidente disse que manteve diálogo com o magistrado e que o considerou um bom papo. Com isso, Marques ganhará a indicação, segundo Bolsonaro.

As especulações em torno do nome do piauiense para a vaga a ser aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello iniciaram ainda na terça-feira e ganharam reforço com apoio dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Ferrer (PP), bem como do ex-senador José Sarney.

Conforme revelamos, Kássio Nunes ganhou vaga no Tribunal Regional Federal da 1ª Região por indicação do governador Wellington Dias e nomeado pela então presidente Dilma Roussef, PT, em 2011. Ele havia sido, antes, juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. O magistrado é tido como garantista.

Durante a live, Bolsonaro disse o seguinte: “Sai publicado amanhã no Diário Oficial da União, por causa da pandemia, nós temos pressa nisso, conversado com o Senado, o nome do Kassio Marques para a nossa primeira vaga no Supremo Tribunal Federal. Estamos com uma vaga prevista para o ano que vem também, essa segunda vaga vai ser para um evangélico, está certo? Tinha uns dez currículos na minha mesa, alguns que nunca, um excelente currículo, mas eu nunca tinha conversado com ele, não vou botar uma pessoa só por causa do currículo, com todo respeito que eu tenho a essa pessoa.”

Kassio Nunes Marques tem 48 anos. Nasceu em Teresina e se formou em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Direito Tributário, é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Autônoma de Lisboa, doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e tem dois pós-doutorados em universidades europeias.

Kassio Marques ainda terá que passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois, a indicação será votada no plenário do Senado onde terá que ter pelo menos 41 votos dos 81 senadores. A escolha do desembargador Kassio Marques para o cargo de ministro do STF foi uma surpresa porque ele não estava em nenhuma lista de cotados. Celso de Mello antecipou sua aposentadoria para 13 de outubro. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 08h05 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

29° Sensação
6 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol e Chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias