Domingo, 25 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Cidades BOM JESUS

UTI A TOQUE DE CAIXA

Governo implanta 10 Unidades em Bom Jesus, no entanto não existem equipamentos acessórios nem pessoal especializado

02/10/2020 11h21 Atualizada há 3 semanas
81
Por: Redação
Leitos de UTI em Bom Jesus colocados na quinta-feira (Foto/Sesapi)
Leitos de UTI em Bom Jesus colocados na quinta-feira (Foto/Sesapi)

A Promotoria de Justiça de Bom Jesus, 644 km de Teresina, decidiu ingressar com ação para impedir a inauguração das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) que foram implantadas no Hospital Regional daquele município, após críticas feitas em Carta Aberta pelo bispo Marcos Antonio Tavoni. A promotora Gilvania Alves disse que o Ministério Público não pode concordar que a dita inauguração seja feita sem critérios técnicos. E considerou irresponsável a atitude do governo do estado.

Ao que tudo indica, a implantação ocorreu a “toque de caixa”, apenas para dar uma satisfação à sociedade piauiense, após as críticas do sacerdote católico e aos próprios apelos formulados pelo Ministério Público do Estado. A questão, no entanto, foi politizada de tal maneira pelo governo do estado que o deputado Fábio Novo, do PT, candidato a prefeito em Teresina, capital do estado, se manifestou parabenizando o Executivo estadual na condição de filho de Bom Jesus.

Em comentários, setores da imprensa questionaram sua pretensão em ser prefeito da capital quando, em sua própria cidade natal, o hospital não atende a população a contento, e estavam faltando leitos de UTI no Hospital Regional. Ele, claro, reagiu do alto de sua importância política. Olhando para baixo, como a mirar os comuns em outra posição, discursou: “Hoje é um dia histórico para Bom Jesus.”

“A gente sonhou, a gente lutou muito, algumas pessoas duvidaram. É com muita satisfação que anunciamos hoje a abertura dos 10 leitos de UTI. Não é fácil, nossa região é distante da capital. Precisamos de equipamentos, mais do que equipamentos, precisamos de seres humanos para fazer funcionar o sistema.” Fábio Novo fez discurso agradecendo ao governador Wellington Dias, seu companheiro de partido, ao secretário de Saúde, Florentino Neto, e ao diretor do hospital, Dr. Helder Meneses.

BISPO FALOU PARA AS PAREDES

O governo fez ouvidos de mercador para as ponderações do bispo. Ele também falou sobre a situação de violência e criminalidade reinante na região. Em contrapartida, falta estrutura de segurança pública para garantir tranquilidade aos moradores. O próprio Dom Marcos Antonio Tavoni disse, alguns dias atrás, que a sensação era de ter falado para as paredes. “O governo se mostra insensível”, salientou.

Segundo a promotora Gilvania Alves, UTI não funciona apenas com estrutura primária. Houve ampla discussão do Ministério Público com órgãos de saúde, conselhos de medicina e enfermagem, dentre outros. “É preciso que haja serviços adequados, como realização de exames e imagens, bem como pessoal especializado para operacionalização dessa estrutura”, disse a promotora.

Segundo ela, foi encaminhado ofício para a Secretaria de Saúde com pedido de informações sobre a estrutura de pessoal à disposição para manipular os equipamentos. Estava sendo aguardada uma resposta até 17 de setembro, o que terminou não ocorrendo.

“Há necessidade da observância de critérios técnicos para que realmente se possa garantir a saúde da população. Desde março de 2020 que o Grupo de Promotorias Integradas vem cobrando melhorias no hospital de Bom Jesus. Foram instaurados dois procedimentos administrativos, requisições de documentos, inspeções realizadas. Para atendimento especialmente aos casos de Covid 19 existe a necessidade de toda uma estrutura, especialmente pessoal que faça atendimento de plantão 24 horas por dia”, salientou Gilvania Alves.

A UTI requer ainda um responsável técnico. Até o momento a Sesapi não se manifestou sobre a manifestação do MP/PI. “O Ministério Público foi pego de surpresa com essa inauguração às pressoas. O Ministério Público não pode compactuar com essa irresponsabilidade sob pena de agravo à saúde dos pacientes e adotará as medidas judiciais pertinentes para permitir que a UTI funcione adequadamente”, finalizou a promotora em comunicado veiculado em vídeo. (TR)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 07h24 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

28° Sensação
4 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol e Chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias