Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política DESVIOS

Governador visita órgão federal em busca de informações sobre Operação Topique

Amigos e autoridades próximas ao governador entendem que comportamento pode trazer complicações maiores para o governo

05/10/2020 21h25
401
Por: Redação
Wellington Dias não costuma escutar ninguém (Foto/Reprodução)
Wellington Dias não costuma escutar ninguém (Foto/Reprodução)

Alguns amigos do governador Wellington Dias (PT) manifestaram preocupação com uma atitude em particular adotada pelo chefe do Executivo, segundo eles, há alguns dias. Conversamos demoradamente com uma fonte que já esteve por muito tempo bem perto de Dias e que ainda cultiva por ele uma certa amizade.

O governador teria se deslocado até um prédio federal para tentar obter informações sobre um processo rumoroso que ainda corre em segredo de justiça. O magistrado titular pode levantar o segredo a qualquer momento. Mas, por enquanto, qualquer tentativa de interferência deve ser considerada como afronta à autodeterminação do Poder Judiciário, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

O QUE ELE QUERIA?

O interesse de Dias era obter informações sobre as investigações em torno da Operação Topique. Desencadeada em 2018, a Operação mira em desvios de aproximadamente R$ 200 milhões em recursos da Seduc.

Um jornalista que acompanha a rotina do governador nos disse na noite de ontem (05) que o governador está muito preocupado com o desenrolar dos fatos. E principalmente com a ausência de informações.

Um dos amigos do governador manteve contato com a vice-governadora Regina Sousa e disse que Wellington Dias poderia se complicar diante daquele procedimento. Nem mesmo um governador de estado tem poderes para interferir numa investigação federal.

Isso pode acarretar problemas maiores para o governo do Piauí. Alguns dos principais assessores de Wellington Dias e sua própria mulher, a deputada federal Rejane Dias (PT), estão implicados no escândalo. Há também participação de empresários com quem o governo sempre manteve estreitas relações.

A busca de informações em processo judicial deve ser feita por advogado devidamente constituído nos autos.

ELE NÃO ESCUTA NINGUÉM

Regina Sousa respondeu que tentou tratar do assunto com o governador. Mas não obteve nenhuma abertura. Confidenciou que o conhece há muito tempo, contudo não tem nenhuma influência sobre os seus atos.

Ademais, ele não costuma ouvir ninguém. Quando quer fazer alguma coisa simplesmente vai lá e faz.

A possível investida do governador teria ocorrido numa data incerta. Procuramos – e não encontramos – informações na agenda oficial. Posteriormente, um ex-secretário do governo petista nos disse que encontros desse tipo não costumam ser feitos com agendamento.

INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA

Contou ainda, com pedido de reserva sobre sua identidade, que numa certa ocasião foi chamado pela PF para prestar depoimento sobre um caso de favorecimento no governo. Respondeu diante dos questionamentos que a medida em análise tinha sido determinada então pela primeira dama Rejane Dias.

Poucos dias depois encontrou-se com o governador e este teria lhe cobrado explicações sobre o depoimento. Era estranho que o governador tivesse acesso a detalhes de suas declarações.

Diante das inúmeras tentativas de contato, sem sucesso, com a assessoria do governador para prestar esclarecimentos sobre o fato, nós reservamos o espaço para que a autoridade govermental venha a se posicionar, se assim desejar. (Toni Rodrigues)

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 03h16 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 38°

31° Sensação
11 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias