Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Cidades DESABASTECIMENTO

Falta d'água: Carros pipa abastecem moradores em Altos (Veja Vídeos)

Crise no abastecimento leva moradores a serem atendidos por carros pipa como se estivessem em pleno sertão

07/10/2020 11h29 Atualizada há 3 semanas
250
Por: Redação
Caminhão pipa parada na rua Brasil, um dos locais de maior crise no abastecimento
Caminhão pipa parada na rua Brasil, um dos locais de maior crise no abastecimento

A maior cidade da Grande Teresina está sendo abastecida por “caminhões pipa”. Isso acontece em Altos por falta de águas nas torneiras. A Agespisa deixou de fazer investimentos ao longo do tempo.

O sistema atual de abastecimento de água foi implantado no final dos anos 60 pelo governo militar. Na época, Altos tinha aproximadamente 25 mil habitantes, sendo 18 mil na zona urbana e cerca de 7 mil na zona rural.

Altos conta hoje com cerca de 45 mil habitantes. Anteriormente, na cidade, o abastecimento era feito pelos poços da prefeitura e chafarizes. Havia também os moradores que tinham os seus próprios cacimbões no quintal de casa.

OS CARROS PIPA

Geralmente, carros pipa fazem parte do cenário rural no distante semiárido. Populações afetadas pela seca e cujo suboloso não possui água ou está a uma grande profundidade.

Ou ainda porque está afetada pelo cristalino, que é uma rocha esponjosa que impede o trabalho das perfuratrizes.

O LENÇOL ALTOENSE

O município de Altos conta com um dos maiores lençóis de águas subterrâneas da região. A água pode ser obtida a apenas três metros de profundidade. Aumenta-se a perfuração para se obter mais vazão.

Mas a água é bastante rasa. Infelizmente, parte considerável dela está poluída por um hábito nada civilizado. Antigos poços cacimbões foram transformados em fossas sépticas.

AGESPISA SURPREENDE

Diante de inúmeras reclamações, a Agespisa surpreendeu a todos. Na manhã de terça-feira os caminhões pipa amanheceram na cidade, percorrendo ruas do centro e distribuindo água. Ninguém sabe onde o líquido está sendo captado.

Existem reservatórios naturais, mas nessa época do ano estão todos afetados. Uma fonte de água que poderia ser utilizada não funciona há muito tempo. É o conhecido açude da Tranqueira.

O que se informa é que a água está sendo obtida a partir de poços profundos. Mas transportada em caminhões e distribuída ao usuário sem maiores tratamentos.

PROBLEMA RESOLVIDO

Alguns anos atrás houve mobilização da comunidade por melhoria no abastecimento. Numa emissora pirata da cidade, a representante da prefeitura disse que o problema estava resolvido.

Que ela tinha acesso direto ao governador e que todo aquele falatório era conversa de oposicionista frustrado. Como se vê, o tempo é senhor da razão e nos mostra a verdade da maneira mais sentida.

O AÇUDE DA TRANQUEIRA

O açude deveria ser transformado em ponto turístico. Havia projeto no valor de R$ 254,7 mil para sua revitalização. Os recursos foram disponibilizados pelo governo federal.

A contrapartida da prefeitura seria de apenas R$ 7,8 mil. O convênio caducou e os recursos voltaram porque a prefeitura nunca apresentou o projeto de revitalização. (TR)

Veja vídeo abaixo:

Veja vídeo sobre o açude da Tranqueira:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 03h36 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

31° Sensação
13 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias