Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Cultura LITERATURA

Livros de José Ribamar Garcia podem ser encontrados na Amazon Books

O escritor teresinense, que reside há vários anos no Rio de Janeiro, está bastante animado com uso da nova tecnologia

12/10/2020 18h05
67
Por: Redação
José Ribamar fala à FM Cultura de Teresina em maio de 2018 (Foto/Toni Rodrigues)
José Ribamar fala à FM Cultura de Teresina em maio de 2018 (Foto/Toni Rodrigues)

O escritor e advogado José Ribamar Garcia, nascido em Teresina e radicado no Rio de Janeiro desde o começo dos anos 60, manteve agradável diálogo com nossa reportagem na noite de domingo (11) para informar que está muito animado com o uso das novas tecnologias para divulgar sua obra.

Contou que firmou compromisso com a editora virtual Amazon Books para colocar na plataforma à disposição de leitores do mundo inteiro os livros de sua autoria, que são muitos e de variados estilos. Conheça AQUI a obra de José Ribamar Garcia.

Praticamente todos os seus livros foram disponibilizados na plataforma. A começar pelo notório Em Preto e Branco, que conta a história do Brasil dos anos 60, vivenciada na pele pelo autor.

>>> José Ribamar Garcia ao lado do jornalista Toni Rodrigues, Rio de Janeiro, em maio de 2004

No tempo, era um récem-chegado à Cidade Maravilhosa e acompanhou todos os lances emocionantes que culminaram com a ascensão dos militares ao poder. Os embates de Carlos Lacerda contra o então presidente João Goulart, a tentativa de defenestrar-se o vice-presidente sob alegação de que seria comunista. E tudo aquilo sendo debatido nas universidades, nas escolas, nas ruas, nos estabelecimentos empresariais e industriais.

O povo estava participando animadamente de toda aquela celeuma que ninguém sabia onde iria dar. Deu no que deu. Infelizmente. José Ribamar, jovem estudante, frequentador do Calabouço, vê a história passar diante dos seus olhosa atentos.

Num determinado dia, hora do almoço, os milicos invadem o restaurante Calabouço. Medidas repressivas em rebate à Marcha dos Estudantes pela Democracia. Protestavam contra cortes anunciados pelo MEC. Pagaram preço elevado.

Um rapaz chamado Edson Luís foi mortalmente atingido. Tiro no peito. A esquerdalha parece que já sabia o que fazer. Colocaram-no sobre uma espécie de tablado e andaram com ele pelas ruas até a sede do Legislativo. “Mataram um estudante“, era a palavra de ordem.

O escritor relata que Edson Luís não era estudante. Estava ali pela boia diária. Fazia favores aos estudantes, aos membros da comunidade circundante. Mas estava morto. E sua morte exigia um preço.

O livro é todo carregado de emoção. Do começo ao fim. Inclusive nos lances pessoais sofridos pelo narrador -- que talvez seja o próprio autor.

Outro livro de grande valor que está na Amazon Books de autoria do nosso José Ribamar é Imagens da Cidade Verde. Ali ele narra, em textos curtos, rápidos, diretos, sua vida de criança, sua adolescência, a fase adulta, o retorno constante, a vida de Teresina, Cidade Verde, contada a partir dos encantadores anos 50.

Em 22 de maio de 2018 entrevistamos o escritor José Ribamar Garcia para a Rádio FM Cultura de Teresina, juntamente com o jornalista Anchieta Cardoso. Na oportunidade estava lançando seu livro Contos Selecionados na capital piauiense. Livraria Entrelivros. Confira VÍDEO da entrevista.

Segundo José Ribamar Garcia, a tecnologia permite uma interação maior do escritor com seu público, na medida em que viabiliza o acesso facilitado à produção literária. “Estou muito animado com esse modelo de divulgação. Mas nada, absolutamente nada, substitui o bom e velho livro de papel”, ressaltou. (Toni Rodrigues)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 03h16 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 38°

31° Sensação
11 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias