Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política MEMÓRIAS DA TOPIQUE

Como Ronald Moura conheceu e se aproximou da primeira-dama Rejane Dias

Nos primórdios, era um projeto da PM/PI para ajudar pessoas com deficiência; depois, foi abraçado pela primeira-dama...

14/10/2020 09h56 Atualizada há 2 semanas
1.204
Por: Redação
O hoje tenente coronel Ronald Moura e a primeira-dama Rejane Dias
O hoje tenente coronel Ronald Moura e a primeira-dama Rejane Dias

Já faz algum tempo. Na época, o tenente coronel Ronald Moura era um tenente da Polícia Militar do Piauí. Fazia parte do grupo de atuação junto ao setor de Equoterapia, desenvolvido pela corporação. Inicialmente, a cavalaria. Em seguida, evolui para amparo às pessoas com deficiência.

Corria o ano de 2004. Naquele período, segundo nos informam, ocorreu a inauguração do Núcleo de Equoterapia, com sede em Teresina, firmando o projeto, de imediato, parceria entre a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (na época era Coordenadoria) e a Polícia Militar do Piauí.

Fez-se por meio do Esquadrão de Polícia Montada. No dia 29 de maio de 2008 foi realizada a reinauguração da sede com uma estrutura física reformada, ampliada e mais confortável. O objetivo era atender melhor às necessidades dos praticantes, seus familiares e técnicos do projeto. 

Moura procurou um amigo particular da primeira-dama e disse a ele que gostaria muito de se aproximar de Rejane Dias. Tinha por ela uma deferência especial no tocante ao trabalho supostamente realizado em favor da pessoa deficiente. Tinha ele também, segundo alegou, um trabalho parecido. A Cavalaria da PM/PI estava naquele momento se voltando para essa área.

Rejane, que coordenava a CEID (Coordenadoria Especial de Integração do Deficiente), imediatamente se interessou pelo assunto, pelo projeto e os dois passaram a tratar assiduamente sobre sua evolução. O tratamento é parecido com a terapia tradicional, que utiliza o cavalo, buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. 

Em 2002, quando o marido disputou o primeiro mandato ao governo, ela disse que não tinha apego à política e permaneceria cuidando de seus próprios afazeres. Mas em seguida mudou de atitude e passou a chefiar a Coordenadoria mencionada. Pouco depois de conhecer Ronald Moura decidiu ingressar de vez na política e pediu ao governador que criasse uma Secretaria para si. E assim foi feito. Naquele momento ela decidiu que não seria mais apenas a primeira-dama do estado.

Dessa forma poderia oficializar o entendimento com a PM para colocar a Equoterapia entre as modalidades de tratamento e apoio ofertados pelo estado. Ronald Moura passou a galgar postos na corporação e na administração estadual. De tenente, passou a capitão, major e, agora, tenente coronel. Quase que ao mesmo tempo passou a desenvolver ações relacionadas aos interesses do governo.

Quando Rejane foi para a Secretaria de Educação, em 2015, ele a seguiu. Foi acomodado num cargo super valorizado, de coordenador do setor de transporte. E ali, passou a redimensionar seus limites. Tornou-se uma das figuras mais influentes da Seduc. Bem trajado, fala suave, coordenador de cursos para pré-vestibulandos, era o típico professor bem sucedido. Chamado de Barack Obama, porque alguém entendeu que ele se parecia com o então presidente americano.

Hoje, por conta das ligações estabelecidas neste período, enfrenta problemas sérios com a Polícia Federal e com a Justiça Federal. Para um oficial da PM é algo deprimente. E para alguém que construiu parte da sua biografia prometendo ajudar outras pessoas, é ainda pior: é decepcionante. (Toni Rodrigues)

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 03h16 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 38°

31° Sensação
11 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias