Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política MEMÓRIAS DA TOPIQUE

Acertos de propina entre membros do esquema eram feitos tranquilamento pelo WhatsApp

O primeiro ato de corrupção detectado pela Polícia Federal; servidora pede dinheiro a empresária e depois carro para viagem de lazer

17/10/2020 06h47
202
Por: Redação

Lisiane Lustosa Almendra Neiva e Lívia de Oliveira Saraiva. A primeira é servidora pública. A segunda é empresária. Ambas participaram ativamente do esquema montado por Luiz Carlos Magno Silva na Secretaria de Estado da Educação. 

O Ministério Público Federal entende que Lisiane Lustosa Almendra Neiva exercia atribuições na Seduc que eram fundamentais para os interesses da organização criminosa. Nas licitações e contratos da área de transporte escolar, Lisiane tinha, dentre outras, a incumbência de realizar as consultas prévias de preços para subsidiar os certames, além de se manifestar sobre o teor das propostas dos licitantes.

Muito dependia de sua participação, de seu envolvimento, de seu direcionamento.

Sobre Lívia de Oliveira Saraiva o que se diz é que integra a organização figurando como empresária, sendo uma das principais auxiliares de Luiz Carlos Magno Silva.

É  sócia das empresas Carreira RH Ltda e Saraiva & Oliveira Digitalização (Safedoc). Foi sócia da Line Turismo (da qual Luiz Carlos Magno Silva também foi sócio formal), pessoa jurídica licitante e contratada frequente nos procedimentos fraudados pela organização criminosa. 

A Line Turismo (Linetur) sempre foi controlada em última instância, de fato, por Luiz Carlos Magno Silva, embora Lívia  Oliveira Saraiva figurasse nos quadros societários como responsável legal. 

Os dois mantêm uma relação antiga. Uma parceria que vem de muitos carnavais. Lívia foi secretária de Luiz Carlos Magno Silva quando ele era gestor da Seduc. Vem desse tempo a sua colaboração com os negócios comandados pelo chefão do grupo.

Os documentos bancários registram importante fluxo financeiro entre Lívia de Oliveira Saraiva e as empresas comandadas por Luiz Carlos Magno Silva, inclusive a antiga Locar Transporte (atual Leader Transporte).

Planilhas e documentos apreendidos na Operação Topique mostram a gestão oculta de Luiz  Carlos  Magno Silvsa sobre as atividades e finanças da empresa Line Turismo, abrangendo  períodos  nos quais Lívia de Oliveira Saraiva era formalmente a sócia-administradora 

Flagrante de ilegalidade

No dia 15 de setembro de 2015, Lisiane Lustosa Almendra Neiva, em razão das funções públicas que exercia na Seduc, solicitou  e  recebeu  valores não especificados de Lívia Oliveira Saraiva, a qual concordou com essa solicitação e ofereceu pagamento à primeira. O diálogo telefônico que revela esses crimes foi monitorado pela Polícia:

Lisiane: Hummmm...rsrs. Pensávamos q ía lhe encontrar em São João sábado. Nós fomos. Foi legal.

Livia: Não tenho como viajar com o João. Ele dorme cedo e nao da pra ficar em festa

Lisiane: pois é. Eu sei disso. Ele é muito pequeno ainda. Eiii...tô aqui querendo lembrar aquele negócio...posso???

Livia: Lisi, não entendi

Lisiane: Kkkkkk

Livia: Hehehhehe

Lisiane: Ohh mulher sabe como sou envergonhada com essas coisas. Cobrança

Livia: É o negócio do dia 10?

Lisiane: Rsrsrsrs N tem data n...mas éh...

Livia: Lisi

Lisiane: Oi

Livia: Vc pode passar aqui mais tarde. Você pode?

Lisiane: Claro q sim. Tenho evitado por conta dos falatorios

Livia: Não. Vamos fazer melhor. Se quiser faço na conta. Vc tá meio ocupada aí né

Lisiane: N . Kkkkk. Eu passo aí

Lisiane (cerca de 40 minutos depois): Eiii posso ir agora. Dou uma fugida aqui

Livia: Ainda não tá aqui (...)

Livia: Vc consegue?

Lisiane: KKKK. Certo

Lisiane (pouco mais de uma hora depois): Posso ir? Kkkk

Livia: Pode.

Diálogo evidente

O diálogo é bastante evidente quanto à solicitação de vantagem pela servidora e quanto à oferta pela empresária da área de transporte escolar. Lisiane Lustosa Almendra Neiva, “envergonhada”, lembra sobre “aquele negócio”, faz uma “cobrança” e ainda diz que está evitando ir ao encontro da interlocutora “por conta dos falatórios”, assinala o MPF na denúncia encaminhada à Justiça Federal.

Lívia Oliveira Saraiva sugere: [se] "quiser faço na conta", mas a servidora da Seduc prefere o encontro pessoal (para recebimento  da  vantagem, muito provavelmente dinheiro em espécie). O dinheiro pago em espécie dificulta o monitoramento das autoridades.

Depois de alguns minutos, a servidora Lisiane Lustosa Almendra Neiva pergunta se já pode ir, mas Lívia Oliveira Saraiva diz que ainda “não tá aqui” (a vantagem, muito provavelmente dinheiro em espécie). Mais uma hora (eram então 16h) e Lisiane Lustosa Almendra Neiva novamente pergunda se já pode ir, com o que Lívia Saraiva concorda. Fica claro, portanto, a solicitação e a oferta de vantagem.

Em outro momento...

Em data de 27 de dezembrode 2017, a servidora da Seduc Lisiane Lustosa Almendra Neiva, de novo se valendo dessa condição, solicitou (e depois recebeu) vantagem à empresária Lívia Oliveira Saraiva — a cessão gratuita de veículo do tipo caminhonete para viagem particular, a ser devolvido em 2 de janeiro de 2018. 

Lívia Oliveira Saraiva mais uma vez aceitou o pedido e ofereceu gratuitamente o veículo para uso pessoal da outra. A conversa que comprova o crime tem o seguinte teor (leia abaixo):

Lisiane: Bom dia. Sei que estás viajando. Mas queria fazer um pedido (emojis indicando constrangimento)

Lívia: Oi Lisi. Já estou voltando. Daqui a pouco eu chego. Diz.

Lisiane: Humn. Morro de vergonha...mass. Gastar um cartucho

(emojis de constrangimento)

Lívia: Ram! Deixa de coisa Lisi

Lisiane: É q vamos viajar..teria possibilidade de arrumar um carro

Lívia: Você precisa de uma caminhonete? Lisiane: Seria. Já vamos amanhã cedo Lívia: Na hora

Lisiane: Queria pegar hoje final da tare. Devolvo dia 02/01/2018 Lívia: Certo. Vou falar com seu Vitorino e te confirmo o horário Lisiane: Tá bom. E muito obrigada (emoji)

Lívia (cerca de três horas depois): Lisi, ele falou com você?

Lisiane: Oi falou sim. Ja combinei o horário.

Lívia: Saiu um carro ontem, não sei se o que ele vai te enviar está novo. Mas está revisado e tudo certinho. Viu?

Lisiane: Tá bom. Não tenho exigências Rsrs

Lívia: (emojis) Hahahahaha! Mas você merece as exigências

Lisiane: (emojis)

Lisiane (mais de duas horas depois): Amore. Recebi o carro viu.

Certinho. Mais uma vez. Obrigada

Lívia: Oi Lisi! Tá bom. Boa viagem (...)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 03h36 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

31° Sensação
13 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias