Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Cultura CINEMA

NETFLIX: 10 filmes para entender mais sobre a política do Brasil e do mundo

Confira a relação elaborada pela nossa redação para, além do entretenimento, conhecer um pouco mais sobre os bastidores da política

18/10/2020 17h46 Atualizada há 1 semana
69
Por: Redação
Denzel Washington e Julia Roberts em O Dossiê Pelicano (Foto/Divulgação)
Denzel Washington e Julia Roberts em O Dossiê Pelicano (Foto/Divulgação)

RODRIGO COELHO

ESPECIAL PARA @TR_AN

Um crime ambiental de proporções imprevisíveis está sendo cometido. Uma jovem recebe um vídeo contendo as provas de tudo isso. Ela procura um jornalista corajoso o suficiente para enfrentar a megacorporação empresarial que está por trás de toda a celeuma.

Estamos falando do filme “Dossiê Pelicano”, primeiro da nossa lista de 10 filmes sobre política que recomendamos para nossos leitores. Trata-se de uma produção dos anos 90 mas que permanece super atual em função das constantes investidas contra o meio ambiente por parte de grandes empresas, sobremaneira multinacionais.

Ao mesmo tempo não se verifica nenhuma reação da sociedade – ou então a reação é apenas simbólica. Organizações que não representam de fatos os anseios sociais e que emitem notas cada vez mais lacônicas e, portanto, insignificantes. O filme pode ser encontrado através da plataforma de streaming na Netflix (acesse aqui).

Seguem, abaixo, nossas recomendações:

1- O DOSSIÊ PELICANO

>>> Thriller sobre uma jovem estudante de direito cuja investigação sobre o assassinato de duas autoridades da Suprema Corte a torna alvo de criminosos. Ela percebe a veracidade de suas acusações quando seu namorado e mentor é assassinado. Forçada a se tornar uma foragida em Nova Orleans, ela é ajudada por um jornalista no mistério que envolve o alto escalão do governo.

2- CONSPIRAÇÃO E PODER

>>> Este filme vem com aquela chancela que dá mais sabor a um filme sobre jornalismo: baseado em uma história real. A produtora Mary Mapes (Cate Blanchett), do clássico “60 Minutes”, descobre que o então presidente George W. Bush teria escapado do Exército e de servir no Vietnã ao utilizar contatos privilegiados. A informação chega no meio da campanha de reeleição e, com apoio do lendário Dan Rather, foi ao ar e imediatamente contestada. Entra em cena o sexismo na imprensa e a força da influência política.

3- A LAVANDERIA (OU THE PANAMA PAPERS)

>>> Dois jornalistas estão no centro deste documentário: Frederik Obermaier e Bastian Obermayer, responsáveis por liderar o grupo de repórteres do mundo todo na investigação dos dados sobre as contas secretas em paraísos fiscais. Eles tinham em mãos mais de 11 milhões de documentos da firma panamenha de advocacia Mossack Fonseca, com identidades e valores envolvidos.

4- THE POST, A GUERRA SECRETA

>>> O The Washington Post enfrenta um dilema quando o jornal concorrente denuncia uma conspiração de décadas envolvendo o presidente dos EUA. Assista o quanto quiser. Meryl Streep e Tom Hanks protagonizam esta emocionante ode à liberdade de imprensa de Steven Spielberg.

5- PROTEGENDO O INIMIGO

>>> Tobin Frost é um ex-agente da CIA procurado pela Agência por traição. Ele é perseguido por mercenários ao negociar um dispositivo eletrônico na Cidade do Cabo e sua única alternativa é pedir proteção ao agente Weston.

6- REDE DE ESPIÕES

>>> O piloto cubano René González (Edgar Ramírez) deixa a mulher e a filha na ilha comunista, desertando para os Estados Unidos e iniciando uma nova vida em liberdade no início dos anos 1990. Mas René não é o ambicioso empreendedor que aparenta ser. Unindo forças a um grupo de exilados cubanos no sul da Florida, conhecido como Wasp Network - liderado pelo agente secreto conhecido como Gerardo Hernandez (Gael García Bernal) - torna-se membro de um grupo de espiões pró-castristas incumbido de vigiar e de se infiltrar em grupos terroristas cubano-americanos que tencionam atacar a república socialista.

7- INTRIGAS DE ESTADO

>>> O congressista Stephen Collins é uma estrela crescente em Washigton. Bonito, sereno e aparentemente honesto, ele é visto como o próximo candidato presidencial até que sua assistente e amante é encontrada assassinada e segredo são descobertos. O jornalista Cal McAffrey, um velho amigo de Collins, investiga o assassinato, encabeçando um enorme acobertamento envolvendo uma das mais promissoras figuras políticas e corporativas da nação.

8- ZONA VERDE

>>> Em 2003, o chefe militar Roy Miller e sua equipe têm uma missão no Iraque: procurar armas de destruição em massa. Viajando de um campo para outro, os militares falham em sua busca. Porém, descobrem um elaborado plano cuja arma mais letal de todas é a verdade.

9- GETÚLIO

>>> Getúlio Vargas passa seus 16 últimos dias pressionado por uma crise política em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra Carlos Lacerda. O presidente avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.

10- LINHA DE AÇÃO

>>> Um ex-policial é envolvido em um escândalo após ser chamado pelo prefeito de Nova York para seguir a esposa do político que desconfia de infidelidade da mulher. Ao perceber que foi enganado, o detetive sai em busca de justiça.

É evidente que existem inúmeros outros filmes de qualidade igual ou superior. Essa lista reflete apenas a opinião do autor. Mas não deixa de ser uma excelente dica para quem pretende conhecer mais sobre a política do Brasil e do mundo e, de quebra, ainda desfrutar de várias horas de excelente entretenimento.

Como um bônus aos nossos leitores, deixamos aqui mais duas dicas. A primeira é uma série:

MECANISMO

>>> Marco Ruffo (Selton Mello) é um agente da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando. Quando menos espera, ele e sua aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), estão mergulhados numa das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil.

A segunda é um filme que não está disponível na Netflix. Trata-se de:

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE

>>> Dois repórteres rivais que trabalham para o Washington Post, Bob Woodward e CarlBernstein, pesquisam sobre o roubo de 1972 da Sede do Partido Democrático no condomínio Watergate. Com a ajuda de uma fonte misteriosa, os dois repórteres fazem uma conexão entre os ladrões e um funcionário da Casa Branca. Apesar das advertências sobre sua segurança, a dupla segue o dinheiro por todo o caminho até o topo.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 04h19 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

29° Sensação
13 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias