Domingo, 25 de Outubro de 2020
86 99979-7842
Política CAMPANHA ELEITORAL

Dr. Pessoa propõe transposição das águas do Parnaíba para o Poty

Mas engenheiro e especialista na área afirma que se trata de proposta sem qualquer racionalidade porque não se pode transpor do principal para o afluente

18/10/2020 19h45 Atualizada há 5 dias
1.171
Por: Redação
No Parque Piauí, Dr. Pessoa fez caminhada hoje pela manhã (Foto/Toni Rodrigues)
No Parque Piauí, Dr. Pessoa fez caminhada hoje pela manhã (Foto/Toni Rodrigues)

O rio Parnaíba é tema de muitas campanhas eleitorais. Fala-se sempre sobre retomada de sua navegabilidade, que foi ao longo do tema um mote para todos os governos, desde Franklin Dória. Presidente Provincial nomeado por Carta imperial, ele governou a província do Piauí entre 28 de maio de 1864 e 3 de agosto de 1866. Naquele tempo já se falava em navegação do Parnaíba como uma estrada fluvial para o desenvolvimento da região.

O médico e ex-deputado José Pessoa Leal, Dr. Pessoa (MDB), resgata o tema, só que agora sob outro viés. Ele pretende, segundo disse em entrevista ao autodenominado “Repórter Popular” Ascânio Sávio, durante visita de campanha ao Mercado do Dirceu Arcoverde neste domingo, 18 de outubro, pela manhã, que pretende fazer a transposição das águas do rio Parnaíba para o Poty a fim de viabilizar projetos para a agricultura na zona rural de Teresina.

“Se está faltando água para a agricultura, vamos resolver este problema. Vamos fazer a transposição das águas do Parnaíba para o Poty. Quem quiser me acompanhar para saber como é que vai ser, que venha, parece que vai ser nesta segunda-feira, que vamos fazer a apresentação do projeto”, disse Dr. Pessoa ao entrevistador, que se apressou em dar continuidade ao diálogo, emendando logo outra pergunta sobre energiua solar.

Mas Pessoa insistiu em falar sobre a transposição. Ele disse que com a medida serão irrigados nada menos que 6 mil hectares na zona rural. “Vamos tirar o interior de Teresina do isolamento. O prefeito que aí está parece que não gosta dos produtores rurais”, disse ele. O engenheiro e escritor Cid Castro Dias, membro da Academia Piauiense de Letras, disse que a proposta não faz nenhum sentido. “É coisa de campanha mesmo.”

Segundo ele, não tem lógica a proposta apresentada pelo candidato emedebista porque o Poty é afluente é do Parnaíba. “O Poty chega no Parnaíba e deságua. Como é que o Parnaíba vai alimentar o Poty? De forma paralela? Não, sinceramente, não é uma proposta racional”, disse o engenheiro, que é autor do livro “Os Caminhos do Rio Parnaíba”. Cid Castro Dias afirmou que em outro tempo muito se falava sobre a construção de barragens, a exemplo de Castelo do Piauí, onde as águas do Poty seriam represadas, formando um lago de 2,7 milhões de metros cúbicos.

Mas hoje, com a tecnologia que nos permite utilizar a energia do sol e dos ventos, torna-se totalmente inócuo esse tipo de projeto porque inundaria muitas áreas ocupadas, inclusive cidades. No caso do Parnaíba, também existem projetos para barragens e usinas hidrelétricas. Mas a cidade de Amarante e outras seriam sacrificadas. “Então não faz nenhum sentido.” (Toni Rodrigues)

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 07h45 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

29° Sensação
6 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol e Chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias