Quarta, 21 de Abril de 2021
86 99979-7842
Política ELEIÇÕES

Abuso de poder político: governo manda asfaltar Paes Landim

Máquinas chegaram ao município há semana e faltando pouco tempo para a votação, tudo para beneficiar aliados

22/10/2020 09h11 Atualizada há 6 meses
791
Por: Redação
Máquinas são
Máquinas são

Em Paes Landim, município situado a 420 km de Teresina, o governador Wellington Dias (PT) está usando a mesma tática empregada em pleitos anteriores, e que nesta campanha ele também adota em vários municípios: deslocar grande número de máquinas para asfaltamento de vias públicas em pleno período eleitoral.

O ato pode ser interpretado como tentativa de manipular a vontade do eleitor em benefício de partidos e candidatos. Em Paes Landim, o governador apoia a candidatura do atual prefeito, Gutemberg Moura de Araújo, o Gutim (PT). O maquinário da empresa Hidros chegou a Paes Landim na semana passada e começou imediatamente a realizar obra de asfaltamento das principais vias públicas do município.

No vídeo abaixo pode-se ver que as máquinas no período noturno ficam guardadas diante da residência do prefeito (de paredes pintadas de amarelo). Assista:

A oposição pretende apresentar denúncia contra o prefeito e o governo do estado por abuso de poder político, que ocorre nas situações em que o detentor do poder se vale de sua posição para agir de modo a influenciar o eleitor. “É exatamente isso que está acontecendo em Paes Landim”, afirma Vinicíus Marques, coordenador da aliança oposicionista.

Informou que a bancada de oposição na Câmara, formada pelos vereadores Adelmar Maria Borges, Roniel Santana, Ciro Lacerda, do PSDB; Hildebrando Borges Pereira, do MDB; e Cláudio Moraes, que pertencia ao PT, mas que pediu desfiliação, vai ingressar com denúncia na Justiça Eleitoral. 

“Isso aconteceu depois de uma pesquisa mostrando o amplo favoritismo da oposição nas eleições deste ano. Uma semana depois as máquinas chegaram e o asfalto começou de imediato. Nosso objetivo é que a população tenha benefícios, mas que isso seja feito de forma legal e não de modo a influenciar o pleito. Não tem placa de identificação da obra, nem quanto custa, nem de onde vem o dinheiro, muito menos data de início e término. É tudo feito na obscuridade”, relatou Vinícius Marques.

USO ILEGAL DA POLÍCIA — “No período da eleição o governador manda pra cá um grande número de policiais militares escolhidos a dedo por ele. O comandante da PM/PI apenas assina embaixa. O objetivo é pressionar e perseguir a oposição e favorecer o grupo do prefeito que é aliado do governador. Os policiais chegam a trancar famílias inteiras de opositores em suas residências. São eleitores da oposição. Pra impedir que exerçam seu direito ao voto. Em contrapartida, garantem passe livre aos que se manifestam em favor do prefeito, do grupo do PT. É uma prática reiterada”, contou Vinícius. Ele disse ainda que neste ano está sendo pedido apoio do Exército. “Pode ser que assim a gente consiga impedir esse abuso de autoridade, de poder político.” (Toni Rodrigues)

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 21h13 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 32°

32° Sensação
6 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias